terça-feira, 1 de novembro de 2011

Posição do MIEIB sobre Expectativas de Aprendizagem e Desenvolvimento na Educação Infantil

O MIEIB - Movimento Interforuns de Educação Infantil no Brasil manifestou sua posição contrária à política curricular para a educação básica que vem sendo debatida na Secretaria de Educação Básica /MEC, no que se refere à definição de expectativas de aprendizagem e desenvolvimento nos diferentes ciclos, dos 0 aos 17 anos, inclusive para a Educação Infantil. O documento do MIEIB, que pode ser acessado aqui, recupera as conquistas alcançadas no campo da educação infantil no Brasil  e se contrapõe a essa política curricular, desenvolvendo seus argumentos em torno de questões como: "em que medida a definição de expectativas de aprendizagem  e desenvolvimento  para as crianças que frequentam essas creches e pré-escolas considera  as  reais  condições que  lhes  são oferecidas? Ou ainda, em que medida a definição de expectativas de aprendizagem e desenvolvimento para as crianças não  desloca  o foco para o desempenho das crianças em algumas das suas habilidades? em que medida a adoção de expectativas de aprendizagem e desenvolvimento não direcionará a ação pedagógica para o que foi definido como metas a serem atingidas pelas crianças, provocando  um olhar menos atento às  suas reais demandas? Portanto,em que medida  não reforçará uma prática reducionista, alheia à riqueza das múltiplas experiências que podem e devem ser vividas pelas crianças e seus diferentes ritmos de desenvolvimento? " Vale a pena conferir!

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