segunda-feira, 7 de maio de 2012

Formatura na Educação Infantil


Formando para o espetáculo 

texto de ROSELY SAYÃO
Folha de S.Paulo  -  25/10/2011

Muitos alunos e seus familiares estão, nesta época, ansiosos para que uma data considerada importante para eles chegue logo: aformatura.

Quem teve a oportunidade de participar de uma deve lembrar-se de como ela acontecia. Em geral, o processo todo dividia-se em duas partes: a acadêmica e a festiva.

Na parte acadêmica, o ritual comunicava à sociedade que os formandos tinham vencido mais uma etapa da vida escolar e, portanto, da sua relação com o conhecimento sistematizado. O ritual era bem curioso: alunos vestiam uniforme ou beca e, um a um, recebiam o diploma e os aplausos de professores, familiares e amigos.

Na parte festiva, o que acontecia era uma celebração social dessa conquista dos estudantes. As estratégias para isso acontecer eram várias: baile de gala, coquetel, jantar etc. ou uma combinação dessas formas. O objetivo, entretanto, era sempre o mesmo: comemorar a conclusão de uma jornada escolar.

Pois bem, caro leitor, agora imagine tal cena hoje: uma escola, seus estudantes sentados enfileirados de frente para uma plateia de convidados agitados, professores e diretores compondo uma mesa, discurso do orador etc. Mais tarde, uma festa - quem sabe um baile a rigor? - com direito a vestidos longos, terno e gravata etc. Será que há chance ainda de tudo isso acontecer?

Acontece. Mas com quais alunos? Com os que terminam sua graduação, por exemplo? É, porque os que terminam o ensino médio querem mais é viajar ou então estão ocupados demais com o exame vestibular, não é verdade? Algumas turmas universitárias comemoram, sim, a conclusão do curso que fizeram com o maior esforço. Mas os alunos a quem eu me referia são outros.

São crianças com cinco, seis anos que terminam a fase da educação infantil e vão iniciar no próximo ano o ensino fundamental. Sim, é isso mesmo.


Mas, o que é formatura mesmo? Vamos relembrar.

A comunidade de Santa Marta pelo olhar das crianças

Trata-se de uma exposição que apresenta fotografias feitas por meninos e meninas de 4 e 5 anos, durante passeios realizados em março e abril de 2012 na comunidade onde moram, Santa Marta. Foi inaugurada no dia 04 de maio, no salão nobre da creche UNAPE - Unidade Anchieta de Atendimento à Pré-escola (rua Marechal Francisco de Moura, Botafogo). Este trabalho faz parte do O projeto  Criança Pequena em Foco, que tem a intenção de fazer com que as crianças sejam ouvidas em relação a suas opiniões e necessidades nas intervenções públicas na comunidade.  Para saber mais acesse www.cecip.org.br/criançaemfoco/fotos.zip